NOMEAÇÃO DO MISSIONÁRIO COMBONIANO COMO BISPO – “SALVAR ÁFRICA COM AFRICANOS”, considera Padre Leonel Bettini


 Rogério Maduca, Rádio Pax, Moçambique

Foi na tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, tornada publica a nomeação pelo Papa Francisco, do Padre António Manuel Bogaio Constantino, missionário comboniano, para o cargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Beira, uma informação partilhada por Dom Cláudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira

O já nomeado Bispo Auxiliar, Dom António Bogaio Constantino, agradeceu pela confiança e acrescentou que a mesma representa um sinal de crescimento da Igreja em Moçambique.

Pela nomeação de um Bispo auxiliar para Arquidiocese da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, agradeceu ao Sumo Pontífice, Papa Francisco, por ter olhado para um filho da Beira, agradecimentos que foram extensivos ao mais novo membro da conferencia episcopal moçambicana, Dom Constantino.

Dom António Bogaio, cessou recentemente a função de Superior Provincial dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus. Em entrevista a estacão Católica da Beira, o Padre Leonel Bettini, missionário comboniano italiano, falou da nomeação do seu confrade, como sinal do cumprimento do projeto do fundador da sua congregação, Daniel Comboni, o de “Salvar a África com os africanos”.

O recém-nomeado Bispo Auxiliar da Beira, Dom António Manuel Bogaio Constantino, encontrava-se na cidade da Beira, para pregar um retiro as irmãs de uma das congregações em serviço nesta região, quando recebeu a notícia da sua nomeação.

O Bispo Auxiliar da Beira, é natural da Beira, província de Sofala, foi ordenado sacerdote em junho de 2001. É também formado em jornalismo, já foi pároco em algumas paróquias das dioceses de Tete e Nampula.

Importa referir que, o Bispo Auxiliar é um Bispo que tem a função de auxiliar ao Bispo Diocesano para atender convenientemente às necessidades pastorais da mesma diocese para o bem do Povo de Deus.

1 comentário: