ABERTURA DO ANO LECTIVO NA ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA BEIRA



Mesmo com a isenção de matricula em escolas públicas, a Escola Nossa Senhora de Fátima matriculou mais alunos em relação ao ano de 2019


Por Rogério Maduca, Igreja em Notícias – Rádio Pax


O acto aconteceu na manhã do passado Sábado, 8 de Fevereiro, e teve lugar nas instalações da referida escola, localizada no bairro dos Pioneiros na cidade da Beira. Por se tratar de um estabelecimento de ensino tutelado pela Igreja Católica, as actividades do dia foram antecedidas por uma celebração eucarística onde alunos, professores e encarregados de educação foram convidados a participar sem distinção da religião.

A missa referente a primeira liturgia do ano na Escola, foi presidida pelo Pe. Diamantino, representante do titular da Escola e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A liturgia do dia falava de Salomão, este que pediu a inteligência para saber discernir o bem e o mal, por isso o presidente da celebração exortou os alunos a pedirem a Deus a inteligência de Salomão: “Pedir a inteligência de saber discernir o bem e o mal, saber observar os mandamentos da escola, as regras básicas da Escola, para tal é necessário reconhecer a grandeza da Escola e a mesma possui suas normas e orientações”, continuando disse: “Se não pedirem a inteligência de Salomão, os alunos terão a inteligência que serve apenas para humilhar os demais colegas, e não respeitará as normas da instituição”.

Dirigindo-se aos professores e encarregados de educação, aquele sacerdote recordou que o instrutor deve conhecer as necessidades dos seus instruendos, a exemplo de Jesus, por isso os Pais e encarregados de educação devem saber o que é melhor para os educandos, conhecer a sua rotina e prestar o devido acompanhamento. Padre Diamantino, referiu que os professores não podem apenas dar a formação pedagógica, mas também dar a formação espiritual: - “Não queremos que os alunos tenham apenas o saber da ciência, mas não sabem respeitar os outros, saber viver com os outros”, por isso o professor deve garantir esta formação.

De acordo com Luís Joaquim Mucarengua, director adjunto pedagógico do segundo ciclo, a Escola Nossa Senhora de Fátima, matriculou neste ano 1566 alunos, distribuídos da 8ª á 12ª Classe respectivamente, registando-se assim um crescimento em relação ao ano de 2019, pois a escola tinha 1557 alunos. 
Luis Mucarengua, director peda.

Segundo o nosso entrevistado o número de alunos aumentou devido a qualidade de ensino, pois os pais e encarregados de educa
ção sempre buscam qualidade e melhores condições de ensino. Para o ano de 2020, a Escola Nossa Senhora de Fátima pretende continuar na melhoria da qualidade de ensino.

Com vista a garantir os objectivos traçados para o ano lectivo que se inicia, Luís Mucarebgua deixou recomendações aos professores, encarregados de educação e estudantes
Aos professores: - “acompanhamento exaustivo e dedicação aos educandos pois são o centro de aprendizagem” aos encarregados: - “muita participação e colaboração com a escola” e aos alunos: - “dedicação, pontualidade, assiduidade e postura na escola”
Encarregado entrevistado

Alguns encarregados que participaram da cerimónia de abertura do ano lectivo, elogiaram a qualidade de ensino naquela instituição, por isso continuam apostar na mesma.


0 comentários:

Enviar um comentário