CELEBRAÇÃO DO NATAL COM OS RECLUSOS NA CIDADE DA BEIRA

Rogério Maduca, Rádio Pax, Moçambique

Trata-se de um evento que decorreu no passado sábado 17 de dezembro, nos dois principais estabelecimentos penitenciários da província de Sofala, nomeadamente o estabelecimento penitenciário provincial no centro da cidade da Beira e o centro penitenciário aberto prisional provincial de Savane, com uma abrangência total de 1327 reclusos, nesta que é uma continuidade das atividades desenvolvidas nas cadeias pelo ministério da misericórdia, uma das áreas da comissão diocesana da caridade na Arquidiocese da Beira.

De acordo com o Padre Maurício Bolzon, responsável pela comissão da caridade na Beira, a realização do natal solidário dos reclusos é um convite a manifestação da solidariedade com este grupo.

Durante o evento, os internos dos estabelecimentos prisionais participaram de uma celebração ecuménica, seguido de um almoço oferecido pelos organizadores do evento e a tarde foi marcada por momentos recreativo animado pelos reclusos.

Sobre a ação levada a cabo pela igreja Católica nas penitenciárias, Samuel Armando Chirindza, responsável de um dos estabelecimentos, explicou que o apoio prestado tem ajudado no processo da reabilitação dos reclusos.

O diretor do centro penitenciário aberto de Savane, disse ainda que aquele estabelecimento prisional necessita de apoio com vista a melhorar as condições da igreja existente naquele centro, com destaque para bíblias, cadeiras entre outros.  


Para efetivação do natal solidário do recluso, a comissão da caridade contou com a colaboração das Irmãs Reparadoras, Missionários verbitas, Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, membros de alguns movimentos de oração, entre outros voluntários.

A pastoral penitenciaria tem sido desenvolvida nas principais prisões da cidade da Beira, e espera-se que a mesma possa alcançar nos próximos anos, outros estabelecimentos penitenciários da província de Sofala.


0 comentários:

Enviar um comentário