ORDENADO O QUARTO SACERDOTE MOÇAMBICANO DOS PADRES BRANCOS


Na ocasião o Arcebispo da Beira explicou que o sacerdote deve escutar com respeito e acolher as pessoas

 

Por: Rogério Maduca, RP - Beira

Dom Cláudio Dalla Zuanna falava na manhã do passado sábado (26.06) na Paróquia Santa Ana na cidade de Dondo, durante a celebração eucarística alusiva a ordenação presbiteral de Dago do Rosário Estima da Sociedade dos missionários de África (Padres Brancos) por sinal o quarto moçambicano a receber o grau de presbítero nesta congregação.

Na missa presidida pelo prelado da Beira, concelebraram o Dom Francisco Sílota Bispo emérito da Diocese de Chimoio, Padre Raphael Gasimba o superior dos padres brancos em Moçambique e vários sacerdotes da congregação dos missionários de África. Depois de descrever algumas qualidades daqueles que atendem ao chamado de Deus, o presidente da celebração falou sobre a necessidade do Sacerdote não ser rude mas sim ser acolhedor e colocar ao serviço dos outros o dom recebido.

Ciente de que há obstáculos na vida dos que se comprometem a viver o Sacerdócio e outras vocações, Dom Cláudio partilhou alguns segredos, dentre eles a amizade com Cristo.

No fim da celebração, o Padre Dago que escolheu para a sua ordenação o lema “A minha graça te basta”, começou por agradecer a todos que contribuíram na sua caminhada e falou do seu sentimento.

E porque a messe é grande e os operários são poucos, o neo ordenado encorajou aos jovens a seguirem a vocação sacerdotal.

Falando em nome dos Padres Brancos, o Padre Raphael Gasimba Superior dos Missionários de África em Moçambique, falou sobre a importância daquela cerimónia para sua congregação.

Superior dos Padres Brancos
Presente na cerimónia, João Estima, pai do Sacerdote Dago emocionado disse que aquela ordenação constitui uma honra para família.

Agraciados também sentiram-se os fiéis da Paróquia do Dondo que através do seu representante o Senhor Fernando Meque Alberto, deixaram ficar a mensagem de agradecimento. 

E porque aquele evento decorria num dia em que entrava em vigor um decreto com novas medidas de contenção da propagação da pandemia do coronavírus, impactando no número de participantes em cada missa, o representante da Pároquia recordou aos crentes algumas medidas de prevenção do coronavírus.

Fazer a diferença, é o que cada um de nós deve ter em mente de modo a evitara a propagação da pandemia, aliás só assim poderemos retornar as missas públicas sem grandes restrições.

Importa referir que o Padre Dago do Rosário Estima é um dos sete filhos do casal João Estima e Rosa Rosário. Começou a sua caminhada vocacional em 2008, ordenado diácono em 2020 na sua paróquia de origem. Segundo informação avançada pelo superior da sua congregação, o jovem sacerdote da Paróquia do Dondo seguirá em missão para Nigéria.   




Assista o video da missa



2 comentários:

  1. Felicitar ao novo sacerdote padre Dago pelo merito merecito. Assim como também felicitar aos pais. PARABÉNS a familia Estima. Que DEUS que continue abencoando o seu percurso em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amen

    ResponderEliminar
  2. Felicitar ao novo sacerdote padre Fogo pelo mérito merevido.
    Que Deus continue iluminar o seu percurso.

    ResponderEliminar