PARÓQUIA DE GORONGOSA CELEBROU 75 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO


 Rogério Maduca, Rádio Pax, Moçambique

Tal como as diferentes missões católicas espalhadas pela arquidiocese da Beira, a paróquia do Cristo Rei em Gorongosa, foi fundada pelo primeiro bispo da Beira, Dom Sebastião Soares de Resende em abril de 1947, para ajudar na ação evangelizadora.

No passado dia 20 de novembro, na solenidade de Cristo Rei do Universo, aquela paróquia celebrou o jubileu dos 75 anos, uma celebração presidida pelo arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna. O prelado, disse durante a sua homilia que a celebração de um jubileu, não apenas uma recordação de algo que aconteceu no passado, é sim celebrar algo que continua a acrescer, dando continuidade da sua caminhada.  

Naquela celebração jubilar houve espaço para administração dos sacramentos do batismo, crisma e matrimónio, ao que na continuidade da sua homilia, o presidente da celebração, acrescentou que uma paróquia cresce porque recebe os sacramentos, recebe os diferentes dons do espirito santo.

Em entrevista a emissora Católica da Beira, o Padre Hugo Machado, pároco de Gorongosa, explicou que a celebração dos 75 anos, significa celebrar um ano de graça e renovação dos esforços para o anuncio da palavra de Deus, e com a mesma celebração apela-se aos fiéis daquela paróquia para que juntos possam trabalhar, com vista o crescimento da mesma.  

Alguns dos antigos estudantes da missão de Gorongosa, retornaram a este lugar histórico, que contribuiu para o seu processo formativo, e em representação deste grupo falou o Padre Diamantino, pároco da paróquia Nossa de Fátima na Beira, que partilhou de forma breve a história na então missão de Gorongosa.

A celebração eucarística do jubileu da paróquia Cristo Rei, contou com a presença de vários convidados, dentre eles, membros do governo local, representantes dos partidos políticos, lideres comunitários, entre outros.     

0 comentários:

Enviar um comentário