Reabertura das Missas no Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Murraça

 


Por: Pe Belarde Sérgio, Radio Pax-Zona Zambeze 

No âmbito da prevenção contra o novo coronavírus, O Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Murraça reabriu hoje dia 18 de Outubro de 2020 com a missa presidida pelo Pároco Padre Chamingira Ezaque falar foi num ambiente tranquilo e ordeiro.

O Santuário localiza-se no Distrito de Caia, Posto administrativo de Murraça,  Província de Sofala.


Tal como foi decretado pelo chefe do Estado Moçambicano a quando da sua comunicação à nação no fim dos sucessivos decretos de estado de emergência passando para calamidade pública e no âmbito da reabertura das instituições e alguns espaços públicos, a Paróquia a cima referida, depois de uma inspeção da equipa do Governo  e em especial dos representates do Ministério da Saúde e , onde foram verificadas as condições exigidas para a reabertura das missas, hoje foi um dia alegre para os fiéis pois tiveram oportunidade de em comunidade prestarem culto a Deus.

De referir que os padres,  irmãs consagradas e todos os fiéis fizeram-se presentes na instituição religiosa portando consigo tudo quanto é necessário para prevenção do novo coronavírus.

Logo à entrada principal da Igreja, estava posicionado um fiel já instruido com o seu termómetro e em ordem obedecendo o distanciamento, os fiéis iam lavando as mãos depois mediam a temperatura para assim terem acesso ao lugar de culto. No lugar de culto tanto como no pátio visivelmente observavam-se sinalizações de informações sobre as medidas de prevenção da covid-19.

Já dentro, os fiéis com cânticos de louvor agradeciam a Deus pelo dom da vida, pela contínua mão protectora e também pediam perdão pelo pecados que supostamente terim cometido.

A Celebração eucarística teve o seu início as 8:00hras e témino às 9:00hrs. Na homilia, o Presidente da Celebração  encorajou os fiéis a viverem no amor, a confiarem em Deus e que façam de tudo para que se previnam da Covid-19.

Pelo menos cerca de cem pessoas participaram da Santa Eucaristia. 

Em conversa com o nosso repórter,  Novais Pedro Francisco que foi um dos participantes, disse que para ele a reabertura significava gratidão e louvor. Isto porque o facto de chegar até hoje e puder participar da Santa Missa é graças a Deus. Assim sendo, Deus merece ser louvado. E acredita que com o poder de Deus, a situação crítica que o mundo vive devido ao coronavírus,  irá passar.

Portanto,  nos próximos dias, isto é, a partir da próxima semana, as missas irão decorrer nos segintes dias:

4ª feira, 6ª feira, Sábado - das 17:00hrs às 18:00hrs e Domingo com duas missas - onde uma iniciará as 8:00hrs até as 9:00hrs e outra das 10:00hrs as 11:00hrs.

0 comentários:

Enviar um comentário