UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE, ABRE OFICIALMENTE O ANO ACADÉMICO 2020



 “Não estais aqui só para tirar proveito e estudar, tirar um curso, estais aqui para construir uma família, uma sociedade, então a relação entre colegas, a relação com o pessoal técnico, e com os docentes desta universidade é parte deste crescimento."- Dom Cláudio dirigindo-se aos estudantes da UCM



Por: Pe. Suade e Beto Jorge - Rádio Pax 



Este pronunciamento foi feito durante a sua homilia, aquando da abertura oficial do ano académico 2020, que teve lugar na Faculdade de Ciências de Saúde na última sexta-feira, 28 de Fevereiro do ano em curso. A celebração da missa por ocasião daquele evento, presidida polo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, foi concelebrado por vários sacerdotes entre os quais, o Pe. Filipe Sungo, Magnifico Reitor daquela instituição de ensino superior da Igreja Católica, Pe. Sílvio Anovo, Vigário Geral da Diocese da Beira, Pe. José Coutinho Maquita, Capelão Mor da UCM entre outros. Contou ainda com a participação dos membros da direcção, da reitoria, docentes, estudantes, funcionários, pessoal técnico e colaboradores.

Na ocasião, aquele prelado apelou para uma maior colaboração e relação entre os estudantes e o corpo docente, em fim entre todos os atores naquela instituição. Dirigindo-se aos presentes particularmente os alunos, no decurso da sua homilia pediu maior relação e interacção dentro da instituição.
DomCláudio , Magno Chanceler da UCM

"Aqui na Universidade Católica não estais só para tirar proveito, estudar e tirar cursos, estas aqui para construir uma família uma sociedade, então a relação entre colegas, a relação com o pessoal técnico, e com os docentes desta Universidade é parte deste crescimento." Frisou Dom Cláudio Dalla Zuanna, Magno Chanceler da Universidade Católica de Moçambique.






Questionado sobre quais seriam os desafios para o novo ano académico 2020, Pe. Filipe Sungo, Reitor da Universidade Católica de Moçambique, em entrevista exclusiva à Rádio Pax, apontou como um dos grandes desafios da instituição que dirige, o confronto entre a ciência e a realidade para a materialização dos planos já traçados pelo corpo docente e o pessoal técnico da universidade.
Pe. Filipe Sungo



"O grande desafio é confrontar a ciência com a realidade, passar o conhecimento à prática, queremos formar doutores operativos, para que transformem a sociedade para o Bem comum" disse o Magnifico Reitor da UCM, na abertura do ano académico daquela instituição do ensino superior da Igreja Católica em Moçambique, com sede na cidade da Beira.


Importa referir que a missa de abertura do ano académico 2020 na Universidade Católica de Moçambique, foi antecedida por uma visita de cortesia realizada pela Sr. Stela Pinto Novo Zeca, Secretária de Estado da Província de Sofala, que na ocasião foi recebida por Dom Cláudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM e pela direcção daquela instituição.
Momento da visita da Secr.de Estado







1 comentário: