PROFISSÃO DE VOTOS PERPÉTUOS DA IRMÃ LEOPOLDINA, DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CLUNY

 


Por: Rogério Maduca, RP - Beira


De acordo com o ritual romano da profissão religiosa, a emissão de votos perpétuos é uma ocasião pela qual o religioso ou religiosa se consagra para sempre ao serviço de Deus e da Igreja. Esta acontece após a profissão de votos temporários. Foi mesmo para dizer o sim final a Deus e a sua congregação que a Irmã Augusta Leopoldina da Santa Cruz Nicolau religiosa da congregação de São José de Cluny, fez a sua profissão perpétua na manhã de domingo (13/09), numa celebração eucarística presidida pelo Arcebispo da Beira Dom Cláudio Dalla Zuanna e a mesma teve lugar na Paróquia São José – Munhava, local onde nasceu a sua vocação.


No momento da sua homilia, o Pastor da igreja da Beira sublinhou que a religiosa ao dar o seu sim final, é sinal de que ela descobriu o tesouro mais importante de todos.

O Prelado acrescentou ainda que, a exemplo de uma vela a Irmã Leopoldina deve com o seu estilo de vida iluminar aos demais jovens.

Depois da celebração eucarística, a religiosa que acabava de professar os votos expressou o seu sentimento de gratidão a Deus, por ter sido escolhida no meio muitas jovens da sua comunidade.

Por seu turno a Madre Verónica Chibuma, Superiora Regional das Irmãs de São José de Cluny em Moçambique, explicou que a sua congregação alegra-se pela confirmação e aceitação definitiva dada pela Irmã Leopoldina, tendo ainda encorajado aos jovens a questionar-se sobre a sua missão no mundo.

De recordar que a Irmã Augusta Leopoldina da Santa Cruz Nicolau, iniciou a sua etapa vocacional no ano de 2003, tendo feito a sua primeira profissão em Dezembro de 2013 e desde o ano de 2016 leva a sua vida comunitária na Comunidade Maria Mãe da Igreja na cidade da Matola, província de Maputo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. agradecemos ao Senhor por nos conceder esta irma para o servico de Deus.

    ResponderEliminar
  3. agradecemos ao Senhor por nos conceder esta irma para o servico de Deus.

    ResponderEliminar