INSPIRADOS EM SANTO INÁCIO DE LOYOLA, JOVENS PARTICIPAM EM EXERCICIOS ESPIRITUAIS


Por: Aurélio Jumbe

O centro catequético de Nazaré em Inhamizua na Arquidiocese da Beira, acolheu nos dias 24, 25, 26 e 27 de Junho corrente, um retiro de Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola que contou com a presença de 31 jovens provenientes de 4 paróquias da prelazia da Beira, nomeadamente São João Baptista – Matacuane, São José – Munhava, Nossa Senhora de Fátima e Santa Ana do Dondo, e 3 paróquias da Diocese de Chimoio designadamente Maria Imaculada – Catedral, Santa Inês e São Mateus.

O evento foi organizado pela Pastoral Juvenil Inaciana em Moçambique em colaboração com a Companhia de Jesus (Jesuítas) no âmbito das celebrações do ano Inaciano (2021-2022) que marca os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola e sustenta-se nas Preferências Apostólicas Universais que os exercícios consistem em “mostrar aos jovens o caminho para Deus a partir dos exercícios Espirituais e Discernimento e acompanhá-lo na criação de um futuro melhor”. Os Exercícios Espirituais são uma chave fundamental para o exercitante tirar de si todas afeições desordenadas, e depois de tirar estas, buscar e encontrar a vontade de Deus, na disposição da sua vida para sua salvação (EE 1, 3b-4). O retiro foi orientado pelo Padre Paulo César de Alexandre Gaspar, S.J.

Para além dos exercícios espirituais que decorriam no centro de Nazaré na Beira, um outro grupo composto por 13 jovens participava na Diocese de Tete em um retiro de natureza similar que teve lugar no Centro São José de Cluny – Matema, na cidade Tete e nesta região coube ao Padre Bendito Cornélio Ngozo, S.J guiar os exercitantes.

Importa referir que pastoral Juvenil Inaciana (PAJI), organizará nos próximos meses ciclos similares nas dioceses de Maputo, Nampula e Chimoio e expecta igualmente ter um encontro nacional Magis em datas e local a anunciar.

0 comentários:

Enviar um comentário