Por:
Rogério Maduca, RP - Beira
Organizado pelo Centro de Investigação Santo Agostinho (CISA) da
Universidade Católica de Moçambique, em parceria com a Pontifícia Universidade
Católica do Paraná no Brasil, o evento decorreu na tarde de quinta-feira
(25/03) e o mesmo foi de forma online,
devido a pandemia do coronavírus.
De acordo com a coordenadora do CISA Ir. Anna Fontana das Irmãs Ursulinas,
esta reflexão tinha como principal objectivo auxiliar os docentes no seu
crescimento como educadores tendo atitudes de fraternidade, aprimorando assim a
doutrina social da igreja.
A responsável do centro de investigação, explicou que escolha da encíclica Fratelli Tutti está relacionada com o conteúdo do documento, este que nos
ajuda a crescer na dimensão fraterna num mundo violento, onde as relações são competitivas.
O Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Pe.
Filipe Sungo, procedeu a abertura do evento e durante o seu discurso, lamentou
a debilidade da dimensão comunitária, causada pelos interesses individuais,
tendo acrescentado que a reflexão em torno da encíclica do Sumo Pontífice é uma
maneira de investir na política de proximidade, onde todos reconhecem os
direitos e a dignidade de cada um.
A Teóloga e docente Universitária Brasileira Clélia Peretti foi a oradora
da palestra, esta ministrou através de uma plataforma digital em direto do
Brasil. Falando aos educadores que participavam da palestra, explicou que uma
das formas que podem contribuir para transformação do mundo atual, é a educação
para o diálogo, de modo que cada um entenda o outro como ele é e não como eu
quero que ele seja.
A palestra online contou com mais de 50 participantes, dentre eles docentes,
funcionários, estudantes da Universidade Católica de Moçambique, entre outros e
no fim do evento louvaram a iniciativa levada a cabo por esta instituição do
ensino superior. Segundo os organizadores, está em curso uma reflexão que
pretende inserir a Fratelli Tutti e outros documentos ligados
a doutrina social da Igreja no currículo da instituição através das disciplinas
transversais.
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