UCM ORGANIZA PALESTRA PARA REFLEXÃO DA ENCICLICA FRATELLI TUTTI DO PAPA FRANCISCO

 


Por: Rogério Maduca, RP - Beira

Organizado pelo Centro de Investigação Santo Agostinho (CISA) da Universidade Católica de Moçambique, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Brasil, o evento decorreu na tarde de quinta-feira (25/03) e o mesmo foi de forma online, devido a pandemia do coronavírus.

De acordo com a coordenadora do CISA Ir. Anna Fontana das Irmãs Ursulinas, esta reflexão tinha como principal objectivo auxiliar os docentes no seu crescimento como educadores tendo atitudes de fraternidade, aprimorando assim a doutrina social da igreja.

A responsável do centro de investigação, explicou que escolha da encíclica Fratelli Tutti está relacionada com o conteúdo do documento, este que nos ajuda a crescer na dimensão fraterna num mundo violento, onde as relações são competitivas.

O Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Pe. Filipe Sungo, procedeu a abertura do evento e durante o seu discurso, lamentou a debilidade da dimensão comunitária, causada pelos interesses individuais, tendo acrescentado que a reflexão em torno da encíclica do Sumo Pontífice é uma maneira de investir na política de proximidade, onde todos reconhecem os direitos e a dignidade de cada um.

Reitor da UCM

A Teóloga e docente Universitária Brasileira Clélia Peretti foi a oradora da palestra, esta ministrou através de uma plataforma digital em direto do Brasil. Falando aos educadores que participavam da palestra, explicou que uma das formas que podem contribuir para transformação do mundo atual, é a educação para o diálogo, de modo que cada um entenda o outro como ele é e não como eu quero que ele seja.

A palestra online contou com mais de 50 participantes, dentre eles docentes, funcionários, estudantes da Universidade Católica de Moçambique, entre outros e no fim do evento louvaram a iniciativa levada a cabo por esta instituição do ensino superior. Segundo os organizadores, está em curso uma reflexão que pretende inserir a Fratelli Tutti e outros documentos ligados a doutrina social da Igreja no currículo da instituição através das disciplinas transversais.






0 comentários:

Enviar um comentário