ORDENADO O PRIMEIRO DIÁCONO COMBONIANO DA PARÓQUIA DA MUNHAVA – ARQUIDIOCESE DA BEIRA


Por: Rogério Maduca, Rádio Pax - Beira

Cinco meses depois a Paróquia São José – Munhava na Arquidiocese da Beira, reabriu no último sábado (05/09) para a participação dos fiéis nas missas, devido a pandemia do Coronavírus. Uma reabertura testemunhada com muita alegria, pois os crentes presenciaram na mesma ocasião a ordenação diaconal de Mponda João Mponda, missionário combonianos e jovem daquela Paróquia.

A missa foi presidida pelo Arcebispo da Beira Dom Cláudio Dalla Zuanna, onde também concelebraram alguns Sacerdotes diocesanos e Combonianos, dentre eles o Padre Constantino Bogaio – Superior Provincial dos missionários Combonianos de Coração de Jesus em Moçambique. Na sua homilia, o presidente da celebração explicou ao jovem que seria ordenado, sobre o significado do Sacramento que iria receber, sublinhando que com o Diaconato a pessoa se torna servo, servo da caridade, servo do amor de Deus aos irmãos

 


Dom Cláudio, recordou ainda que o Diaconato não é uma categoria especial ou que vale mais em relação aos outros, concluiu.


No final da celebração, o representante dos missionários Combonianos em Moçambique, Padre Constantino Bogaio falou do significado desta ordenação Diaconal naquela Paróquia visto que este é o primeiro Diácono pertencente a mesma, e acrescentou que este é mais um passo para consolidação da Igreja Africana.

 

Satisfeito também estava o Padre Victorino Lucas, Pároco da Munhava, pela ordenação do primeiro Missionário Comboniano da sua Paróquia.

Por sua vez, o Diácono Mponda agradeceu a todos que o acompanham e deixou uma mensagem de esperança aos demais jovens.      

                                                    

O neo-diácono fez no passado mês de Abril a sua profissão perpétua, e a sua ordenação Diaconal marcou a reabertura oficial de algumas Paróquias aprovadas pelas autoridades governamentais para acolher as celebrações eucarísticas públicas na Arquidiocese da Beira e as missas decorrem respeitando as normas de prevenção do coronavírus.

Refira-se que desde o dia 7 de Setembro Moçambique saiu do estado de emergência e entrou para o de calamidade pública declarado pelo Presidente da República, nesta nova fase o governo estabeleceu que em cada lugar de culto o número máximo de participantes não deve exceder 50% do seu limite.    


https://soundcloud.com/rogerio-maduca/ordenacao-diaconal-do-missionario-comboniano  

7 comentários:

  1. Parabns a paroquia d munhava, aos que estiveram presente n celebraçâo,mas um diacono que sai de sao jose sinto me orgulhosa munhavense

    ResponderEliminar
  2. Parabns a paroquia d munhava, aos que estiveram presente n celebraçâo,mas um diacono que sai de sao jose sinto me orgulhosa munhavense

    ResponderEliminar
  3. Parabéns meu caríssimo! Que nesse dia de hoje Deus te concede a vida, saúde,a paz,amor e uma boa caminhada na sua vida Diaconal.Almeida Horácio pré-postulantado Comboniano Nampula.Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns meu caríssimo! Que nesse dia de hoje Deus te concede a vida, saúde,a paz,amor e uma boa caminhada na sua vida Diaconal.Almeida Horácio pré-postulantado Comboniano Nampula.Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Meus parabéns irmão Mponda, da minha paróquia e comunidade. Que Deus te conceda muitas bençãos na sua caminhada missionária.

    ResponderEliminar
  6. Meus parabéns irmão Mponda, da minha paróquia e comunidade. Que Deus te conceda muitas bençãos na sua caminhada missionária.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns irmão Mponda, que Deus lhe dê muitas bênçãos e coragem!

    ResponderEliminar