CATÓLICOS NA BEIRA REZAM PELAS VÍTIMAS DO CICLONE IDAI QUE HÁ UM ANO DEVASTOU ESTA CIDADE PORTUÁRIA



Por: Beto Jorge e Rogério Maduca, RP - Beira




A Oração pelas vítimas do ciclone Idai, teve lugar na noite do sábado dia 14 de Março, iniciou com uma procissão no largo Dom Sebastião Soares de Resende Primeiro Bispo da Beira, localizado no bairro do Macuti arredores da cidade da Beira, e foi desaguar na paróquia do Sagrado Coração de Jesus-Macuti.


Empunhando velas acesas, os fiéis foram ao longo da procissão recitando o terço até ao lugar aonde este domingo vai acolher a celebração eucarística por ocasião da passagem do primeiro ano do ciclone Idai.

Falando aos presentes, Dom Cláudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira, recorreu a uma das passagens do salmo do 3° Domingo da Quaresma que diz: ʺ Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos coraçõesʺ, para explicar a bondade de cada ser humano.

“O templo de Deus, as pedras vivas somos nosʺ
, palavras daquele prelado em referencia a destruição total da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus-Macuti que ficou totalmente destruída pelo ciclone Idai, visto a sua localização geográfica (próximo da costa)
Dom Cláudio
O ciclone trouxe irmandade no seio dos paroquianos, pois já não se ouve falar de fofocas, todos estão engajados no trabalho de Deus. Acrescentou.
O titular da Igreja particular da Beira, fez saber na ocasião que, a diocese desembolsou através dos seus parceiros cerca de quinze milhões de meticais (15 000 000mt), valor este destinado a ajuda às famílias carenciadas, em produtos alimentares e material de construção, actividade levada a cabo pelo Ministério da Caridade a nível da diocese, onde cada paróquia formou seus activistas para a identificação das famílias.
ʺO caminho da caridade não pode parar, o caminho do Evangelho nas paróquias não deve parar, o caminho e o trabalho são ainda muito longosʺ disse Dom Cláudio ao terminar a sua homilia.
A celebração da palavra desta noite, foi marcada por dois momentos, o da saudação e do ofertório, onde foi anunciado que, as colectas daquela celebração seriam canalizadas para a Diocese de Pemba em Cabo Delgado com vista a apoiar as vítimas do ciclone Kenneth e, as demais situações pelas quais a província de Cabo Delgado vem passando.

Seguiu-se depois de acordo com o programa do dia, adoração eucarística que se prolongaria por toda a noite. A adoração, feita pelas paróquias que foram afectadas pelo ciclone Idai.
Importa referir, que na sequência daquela tragédia, tenha havido cerca de 60 óbitos só na cidade da Beira.  

1 comentário:

  1. A vida é bela juntos por uma causa: solidariedade para com todos irmãos carentes!

    ResponderEliminar