ORDENAÇÃO DIACONAL E SACERDOTAL EM CHIMOIO



DIOCESE DE CHIMOIO CONTA COM MAIS DOIS SACERDOTES E UM DIÁCONO


Por Pe. Suade J. Suade,
Rádio Pax-Beira


"A nossa Igreja, a nossa diocese precisa de padres configurados a Cristo e não as suas próprias fantasias e projectos pessoais. Precisamos de padres que inspirem espiritualidade, que atraiam os distantes, que atraiam a todos e não dispersem"  - Dom João Carlos, aos neo-ordenados diácono e presbíteros


A diocese de Chimoio no centro dos pais, conta com mais dois sacerdotes e um diácono diocesanos, desde ontem dia 16 de Fevereiro do ano em curso. As cerimónias tiveram lugar no último domingo, na Pároquia Nossa Senhora de Fátima em Gondola. A missa para as ordenações sacerdotais e diaconal foi presidida pelo Dom João Carlos Atoa Nunes, Bispo da diocese de Chimoio, concelebrada por Dom Francisco João Sílota, bispo emérito da diocese com o mesmo nome, pelos vigários geral e episcopais das várias regiões pastorais daquela Igreja particular e vários outros sacerdotes vindos não só de Chimoio mas também da Beira e Maputo. 


Participaram igualmente daquela celebração litúrgica religiosas e religiosos das várias congregações em serviço pastoral naquela diocese, para além dos familiares, parentes e amigos dos ordenandos e o povo de Deus proveniente de muitas paróquias daquela prelazia. Estiveram também presentes naquela cerimónia membros e representantes do governo local, líderes de outras confissões religiosas entre outros.

Na ocasião foi elevado ao grau do diaconato pala ordenação, o Diácono Francisco João Jofrisse da Pároquia Nossa Senhora de Fátima de Gondola. Até a data da sua ordenação diaconal, esteva afecto pastoralmente a Pároquia de São Paulo de Bárue – Inhazónia. Foram elevados ao grau do sacerdócio pela ordenação presbiteral os Padres Messias Carlos Mareço, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Gondola, e que até a sua ordenação presbiteral fazia sua experiência pastoral na paróquia de Nossa Senhora de Assunção de Machaze e finalmente o Padre Sérgio Luís Muchina também pertencente a paróquia de Nossa Senhora de Fátima Gondola e fez sua preparação pastoral para a ordenação sacerdotal na Paróquia de Santo António de Machipanda.

Um dos momentos da cerimónia


Na homilia por aquela ocasião, Dom João Carlos presidente da celebração começou por dizer que aquele domingo era diferente dos outros domingos - "Hoje é um domingo diferente dos outros, porque a nossa Igreja está em festa, alegre pela ordenação diaconal de Francisco Jofrisse e sacerdotal de Sérgio Muchina e Messias Mareço"
Dom João Carlos, Bispo de Chimoio

Indo concretamente para as leituras que eram do VI Domingo do Tempo Comum, aquele prelado disse que elas ajudavam principalmente na necessidade do discernimento, da escolha, do saber caminhar para fazer escolhas certas. Pois de acordo com ele, diante do homem está a vida e a morte. Daí que, o homem é chamado a escolher, a optar a partir do seu discernimento entre a vida e a morte, entre o bem e mal. Porém, pela sua natureza o homem deve necessariamente optar pelo bem evitando o mal, escolhendo o caminho da vida iluminados pela sabedoria divina. 


Prosseguindo, disse que os que se apresentavam como candidatos ao diaconato e sacerdócio, tiveram exactamente de tomar alguma decisão na sua vida em relação ao caminho que iriam seguir e, isso requereu deles uma caminhada longa de discernimento, de escolhas e opções e chegaram a uma conclusão que é de servir a Cristo e o seu povo que é a Igreja e não de ser servido a semelhança de Jesus o mestre que veio não para ser servido, mas sim servir. Segundo Dom João Carlos, os recém-ordenados, "são consagrados como Sacerdotes da nova aliança para anunciar Cristo configurando-se com ele para amar a todos como el. Eles são capazes de viver a radicalidade para se configurar com Cristo". Ao terminar a sua homilia, o titular do lugar, agradeceu a escolha e entrega dos ordinandos para servir a Cristo e a sua Igreja, às suas famílias, à paróquia e a todos que de forma detecta e indirecta tornaram aquela celebração uma realidade e sobretudo uma festa. Houve ainda espaço para apresentação da acta, das mensagens e outras intervenções em torno daquele evento diocesano.


Importa referir ainda que no próximo domingo dia 23 do mês em curso, serão ordenados mais dois sacerdotes na Paróquia de São Paulo e São Gerónimo da Soalpo em Chimoio. Com essas ordenações, a diocese de Chimoio para a contar com um total de quinze (15) sacerdotes do clero diocesano e um (1) diácono. Ao todo, aquela jovem diocese conta actualmente com cerca de trinta (30) padres entre diocesanos e religiosos, sinal claro da presença do Espírito Santo de crescimento.






4 comentários:

  1. parabéns a diocese de Chimoio por ter recebido mas operários para sua e a nossa Messi. Que o senhor conceda a eles o dom de alegria e sabedoria pra que possam viver na fé e no compromisso com a igreja

    ResponderEliminar
  2. parabéns a diocese de Chimoio por ter recebido mas operários para sua e a nossa Messi. Que o senhor conceda a eles o dom de alegria e sabedoria pra que possam viver na fé e no compromisso com a igreja

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos Ordenados que Deus dea a força e coragem de trabalhar comunidade que lhes escolheu para o bem de todos.

    ResponderEliminar
  4. Párabens a eles especialmente ao meu primo Padre Messias Março que o senhor lhes abençoe

    ResponderEliminar