PARTICIPANTES DO SEMINÁRIO DAS ESCOLAS CATÓLICAS FAZEM BALANÇO POSITIVO DO EVENTO




Por: Rogério Maduca, Igreja em Notícias


Terminou no passado sábado, 18 de Janeiro o Seminário dos directores, pedagógicos e representantes das pastorais das escolas católicas da diocese da Beira. O evento que teve a duração de dois dias aconteceu no centro de formação de Nazaré em Inhamizua, na cidade da Beira nos dias 17 e 18 de Janeiro e foi organizado pelo Secretariado de Educação Católica (SEC) da Arquidiocese da Beira.

O encontro que foi dirigido por António Gonçalves, director do SEC e da Escola Nossa Senhora de Fátima na Beira, tinha como objectivo a definição do perfil da escola católica e harmonização da gestão das escolas. De modo alcançar os objectivos traçados varias actividades marcaram o evento dentre elas, palestras, debates em grupo de diferentes temas. No evento as escolas participantes apresentaram relatórios das actividades de 2019, assim como as perspectivas para o ano lectivo 2020 que arranca no próximo dia 04 de Fevereiro em todo Pais.

No final do evento, os participantes deram nota positiva ao evento pois a plataforma serviu para muita aprendizagem, com vista a promoção e crescimento das escolas no que toca a sua identidade.


Albino Chano, director pedagógico da Escola Secundaria São José Munhava falou do seu entusiasmo pela participação do evento, pelo facto de terem sido traçados elementos práticos e concretos que caracterizam escolas católicas. 
Albino Chano

O nosso entrevistado garantiu que os objectivos do encontro foram alcançados, cabendo a cada participante colocar em prática tudo o que foi traçado pois só desta maneira serão concretizados. Em relação as estratégias para implementação das conclusões do encontro, o nosso interlocutor falou do trabalho que será feito na escola que representa com vista a mudança de mentalidade.

Daniel Daniel
Daniel Tivane, pedagógico da Escola Sagrada Família na Beira, elogiou a organização do evento tendo secundado que através do encontro, aprendeu bastante com a troca de experiencias com os representantes de várias escolas. Por estas e outras razões o representante da Sagrada Família, prometeu levar a informação e difundir aos colegas e os alunos, de modo que estes possam agir segundo os princípios de uma escola católica.



O mesmo sentimento foi partilhado pelo Senhor João Fortuna Nhamutucua, director adjunto pedagógico da Escola Secundaria Santa Teresinha do Menino Jesus de Chemba, este acrescentou dizendo que sai mais fortalecido principalmente sobre a gestão participativa da escola, por isso prometem colocar em pratica as recomendações dadas.
João Fortuna
Os nossos entrevistados também deixaram ficar recomendações e mensagens por ocasião do ano lectivo que inicia em Fevereiro próximo.

0 comentários:

Enviar um comentário