SECTOR DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA DIOCESE DA BEIRA, REUNIDA COM VISTA DEFINIR LINHAS QUE CARACTERIZAM UMA ESCOLA CATÓLICA







Por Pe. Suade J. Suade e Rogério Maduca, Igreja em Notícias



Com vista a reflectir sobre o perfil e a identidade da escola católica, o Secretariado de Educação Católica da Arquidiocese da Beira reuni-se na Beira (Centro de Formação de Nazaré) de 17 a 18 de Janeiro corrente. Participam do encontro, directores, pedagógicos e representantes da pastoral das Escolas Católicas da Diocese da Beira, o mesmo é organizado pelo Secretariado de Educação Católica da Arquidiocese da Beira.

De acordo com António Gonçalves director do Secretariado, pretende-se com este encontro definir e encontrar linhas que ajudem a encontrar a identidade e o perfil da escola católica, e que levem consequentemente a uma harmonização dos procedimentos directivos e uma gestão participativa da direcção:

António Gonçalves, director do SEC
“Temos que encontrar a identidade e o perfil da escola católica, porque podemos pensar que uma escola é apenas católica por pertencer a igreja católica, por estar inserida numa paróquia, por ser dirigido por um Padre ou uma Freira” e concluiu dizendo “A escola católica não se singe fundamentalmente pela sua localização ou identidade patronal, a escola católica tem que ter outra característica que lhe identifica como escola católica”

Participantes do encontro, momento do debate em grupo

As actividades organizativas estiveram sob a coordenação do Sr. António Gonçalves director da Escola da Fátima e do SEC (Secretariado de Educação Católica), directores, pedagógicos e representantes da pastoral das escolas católicas de Chemba, Catedral da Beira, Nossa Senhora de Fátima da Beira, João XXIII, São José da Munhava, Sagrada Família da Manga, Nossa Senhora de Fátima de Murraça, Cristo Rei de Gorongosa, Nossa Senhora da Paz de Inhamizua.
Participantes do encontro, momento do debate em grupo

Reconhecendo que a sociedade encontra-se em constantes transformações e manifestações, o nosso entrevistado garantiu que através deste encontro também devem ser criadas formas para garantir a inserção ou enquadramento das escolas no Pais.
Participantes do encontro, no momento do debate em grupo


O responsável pelo secretariado falou ainda sobre a necessidade de haver uma gestão participativa das escolas católicas, isto é, que os intervenientes da escola participem na gestão da instituição, de modo que haja massificação do processo de direcção da mesma. Na opinião do nosso entrevistado, a oração, a fraternidade entre todos, fazem parte dos aspectos que caracterizam a escola católica e a educação deve estar voltada para libertação do homem.
Participantes do encontro, momento do debate em grupo


De referir que o secretariado de educação católica existe há bastante tempo, mas a sua revitalização iniciou há quatro anos. Lembrando ainda que, estiveram ausentes neste seminário os representantes das escolas católicas de Barada, Mangunde, Machanga e Santos Inocentes.
Participantes do encontro, momento do debate em grupo



0 comentários:

Enviar um comentário