CHIMOIO: MISSA DE ACÇÃO DE GRAÇAS PELO EPISCOPADO DE DOM JOÃO CARLOS

Rogério Maduca, Rádio Pax, Moçambique

Em novembro de 2022, o Papa Francisco nomeou Dom João Carlos Hatoa Nunes, na altura bispo de de Chimoio, como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Maputo. E neste domingo, 8 de janeiro, a Diocese de Chimoio, celebrou a missa de acão de graças, pelo Episcopado de Dom João Carlos, uma cerimónia dirigida pelo Núncio Apostólico em Moçambique, Dom Piergiogio Bertoldi, na Sé Catedral de Chimoio, concelebrada por Dom Francisco Chimoio, arcebispo de Maputo, Dom Francisco Silota, bispo emérito de Chimoio, Dom António Juliasse, Bispo de Pemba e vários sacerdotes.

Dom João Carlos, foi quem proferiu a homilia da celebração, nesta que foi a última como bispo da Diocese de Chimoio. Na ocasião, citando o Papa Francisco, falou sobre a necessidade de os pastores despedirem-se do seu rebanho, este que é um momento de graças, e acrescentou agradecendo a todos que contribuíram na sua ação pastoral.

No final da celebração, através de uma mensagem conjunta, os fiéis da diocese de Chimoio, agradeceram a Dom João Carlos, pelo serviço pastoral

A governadora da província de Manica, Francisca Tomás e o Secretário de Estado Edson Macuacua, participaram da celebração eucarística, na ocasião destacaram o contributo de Dom João Carlos, nesta região durante os cinco (05) anos de serviço.

Os agradecimentos, também vieram do clero da diocese de Chimoio, dos religiosos e religiosos, incluindo familiares do já nomeado Arcebispo coadjutor de Maputo, Dom João Carlos.  Na missa de ação de graças deste domingo, também participaram representantes de diferentes confissões religiosas, com destaque para o bispo da igreja anglicana na região. 

De referir que Dom João Carlos Hatoa Nunes, toma posse no próximo domingo, 15 de janeiro, como Arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Maputo.      





 

0 comentários:

Enviar um comentário