“POBRES DE JESUS CRISTO”, A NOVA CONGREGAÇÃO EM SERVIÇO NA ARQUIDIOCESE DA BEIRA

Rogério Maduca, Rádio Pax, Moçambique

Fundado no Brasil em 2001, o Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, também chamados “Fraternidade O Caminho”, chegaram pela primeira vez a Moçambique em 2018, concretamente no distrito de Nangade, em Cabo Delgado (norte do país).

Em novembro de 2022, em resposta ao convite do Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, chegaram a Arquidiocese da Beira, neste que é um processo de expansão da sua acão pastoral.

Convidado a partilhar sobre a sua congregação, o Frei Boaventura, responsável pela missão em Moçambique e França, disse em entrevista a Rádio Pax, que o serviço aos pobres, é a sua principal ação pastoral, tendo como inspiração a espiritualidade de São Francisco e Santa Clara de Assis.

As ações terroristas que assolam a região norte de Moçambique desde 2017, condicionaram a continuidade da sua ação pastoral na missão de Nangade, estando actualmente no país para além da Beira, na diocese de Tete, onde os missionários trabalham na evangelização e outros serviços sociais, com destaque para o acompanhamento de crianças com problemas de desnutrição.

O Frei Boaventura, espera que a presença dos Pobres de Jesus Cristo na Arquidiocese da Beira, enriqueça a Igreja no seu trabalho pastoral, mostrando o seu rosto de maneira diferente.

O Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, é uma Fraternidade católica, formada por consagrados, sacerdotes e leigos. A equipa missionária recém-chegada a Beira, é composta por sete (07) membros, dentre eles um (01) sacerdote, dois (02) irmãos e quatro (04) irmãs. 


 

1 comentário:

  1. Graças a Deus,com o espírito de São Francisco de Assis e de santa Clara , obrigado missionários

    ResponderEliminar