ARQUIDIOCESE DA BEIRA - SEMINÁRIO BOM PASTOR, RECONSTRUÇÃO PÓS-IDAI



Por: Redacção, RP - Beira

Por ocasião da passagem do 1° ano do Ciclone Idai, Padre Victor Macola, formador e ecónomo do Seminário Bom Pastor, falou à reportagem da Rádio Pax-Emissora Católica da Beira sobre os efeitos negativos daquele fenómeno natural que atingiu a cidade da Beira incluindo a instituição da qual é formador. 
Dias depois do Ciclone Idai
O nosso interlocutor falou nos seguintes termos ao relatar a experiência que ele, seus colegas formadores e os seminaristas viveram naquele fatidico dia 14 de Março de 2019:
Falar do ciclone Idai e trazer à memória a desgraça, destruição, o desespero e o luto causados e deixados por aqueles ventos fortes aquando da sua passagem pela nossa cidade e região. Naquele momento o seminário Bom Pastor-Beira, perdeu quase tudo, tudo absolutamente o que tinha, sobretudo os produtos alimentares por conta da destruição das suas insfraestruturas (armazem), lugar onde fica armazenada toda a comida dos seminaristas e não so. Naquela época, o seminário contava com um total de 18 seminaristas internos e 35 estudantes externos provenientes das diversas congregações religiosas presentes na diocese da Beira.
 De acordo com o Pe. Victor, os dias subsequentes ao Idai foram muito difíceis porque a semelhança das outras escolas, o seminário teve de interromper as aulas por duas semanas, para permitir uma reorganização da casa visto que estava tudo destruído. O ecónomo daquela instituição, falou ainda das inúmeras ajudas e apoios que o seminário recebeu a começar mesmo pela solidariedade dos próprios seminaristas ao se empenharem os trabalhos da reforma da casa, dos formadores e da própria diocese.

No que diz respeito a reconstrução propriamente dita, aquele sacerdote do clero diocesano afeto ao Seminário Bom Pastor, disse o sua instituição contou com o apoio material para a reconstrução do refeitório, capela e da casa dos formadores de muitas pessoas de boa vontade e anónimas particularmente da diocese na pessoa do Bispo e do Pe. Jesus Torres Bravo, antigo Reitor do Seminário Bom Pastor. 
Capela construida
Refeitório
O Seminário beneficiou ainda de apoio em alimentos, vestuários entre outros. No lote do apoio recebido, importa referir que muitos vieram de alguns benfeitores como é o caso da Caritas Diocesana para alem dos que foram canalizados através Diocese da Beira.

Padre Victor, durante a conversa que manteve com a nossa equipe de reportagem, garantiu que actualmente decorrerem obras de reconstrução do edifício maios, isto é, a casa dos seminaristas onde se encontram os dormitórios, casas de banho, salas de aulas, biblioteca entre os espaços de utilidade para os seminaristas.

Ao fim da conversa com o Padre Victor, o mesmo aproveitou a ocasião para agradecer a todos que de forma directa ou indirecta apoiram, colaboram e solidarizaram-se com o Seminário Bom Pastor aquando do ciclone Idai e os dias que se seguiram a aquele desastre natural até ao dia de hoje.



0 comentários:

Enviar um comentário