BISPO DE TETE FALA DO PAPEL SEMINÁRIO DE ZÓBUÉ NA EMANCIPAÇÃO DA JUVENTUDE MOÇAMBICANA


Por: Rogério Maduca, Rádio Pax – Beira, Moçambique

A convite da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Pungué em Moçambique, o Bispo de Tete Dom Diamantino Antunes, participou no passado dia 30 de Julho, de uma conferência online, no qual o prelado partilhou a história do antigo Seminário João de Brito de Zóbuè e o seu contributo para a formação da juventude moçambicana. Em entrevista a emissora católica da Beira, o Bispo de Tete explicou que o convite a si endereçado para falar daquele Seminário, é sinal de reconhecimento do valor daquele local para o país.

Na história do Seminário de Zóbué, consta a sua contribuição para a libertação do país, através da formação integral de grande qualidade académica, incluindo a atribuição de bolsas de estudos pelos missionários aos jovens que posteriormente regressaram ao país cientes de que Moçambique deveria alcançar a independência.

A instituição que no passado ajudou na libertação do povo moçambicano do colonialismo através da formação de jovens, hoje continua empenhada neste processo, mas desta vez é com o intuito de libertar os jovens do consumo das drogas. Atualmente reconstruído, o Seminário São João de Brito é sede de uma obra social a favor da juventude, sob responsabilidade da Fazenda de Esperança, uma comunidade brasileira que trabalha na recuperação dos jovens.

Falando em representação da Universidade Pungué, Guilherme da Silva Rodrigues, docente desta instituição, referiu que a instituição que representa tem interesse em conhecer a realidade histórica da região, e a palestra irá impulsionar as pesquisas.

Criado em 1949 por Dom Sebastião Soares de Resende, primeiro Bispo da Beira, o Seminário de Zóbué teve também um grande papel na consolidação da igreja local. Foi nesta instituição onde saíram os primeiros bispos moçambicanos, com destaque para Dom Jaime Pedro Gonçalves, Dom Bernardo Filipe Governo, Dom Paulo Mandlate, ambos já falecidos, e ainda em vida Dom Francisco Sílota, bispo emérito de Chimoio, Dom Manuel Chuanguira Machado, bispo emérito de Gurué, Dom Francisco Chimoio, actual Arcebispo de Maputo.  O seminário de Zóbué também foi centro de formação de professores antes da guerra civil, que destruiu aquele local. Com a chegada de Dom Diamantino a Diocese de Tete em 2019, iniciaram trabalhos de reconstrução, que já estão na sua fase conclusiva, podendo no futuro albergar o Santuário Diocesano, e outros espaços. 

0 comentários:

Enviar um comentário