MISSIONÁRIO COMBONIANO ORDENADO SACERDOTE NA ARQUIDIOCESE DA BEIRA

 

Padre Mponda

Por: Rogério Maduca, RP - Beira

Trata-se Mponda João Mponda, de nacionalidade moçambicana e natural da cidade da Beira. A cerimónia teve lugar na manhã do passado sábado, 30 de Janeiro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, cidade da Beira. A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo da Beira Dom Cláudio Dalla Zuanna, concelebrada por vários sacerdotes dentre diocesanos e religiosos, com destaque para o representante dos Combonianos em Moçambique Padre Constantino Bogaio.

O Pastor da Prelazia da Beira, iniciou a sua homilia ressaltando sobre a importância daquela ocasião, esta que é importante não somente para o que era ordenado, mas também para a igreja no geral, pois aquele acto simboliza a manifestação do amor de Deus para com o seu povo, pois o sacerdote tem a missão de levar Deus as pessoas e ajudar as pessoas até chegar ate Deus.

O presidente da celebração buscou a experiencia vivida pelos apóstolos no momento de turbulência, recordando assim ao neo – ordenado que as dificuldades poderão aparecer no caminho, mas é importante lembrar que Jesus esta no seu caminho.

Após a missa o Pe. Constantino Bogaio, superior provincial da congregação no Pais, referiru que a ordenação sacerdotal de mais um membro da sua congregação tem um grande significado, pois representa um crescimento da igreja local.

Para ordenação Sacerdotal, o Padre Mponda escolheu como lema: “E sabeis que eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos”. No final da cerimónia o recém – ordenado, falou da sua alegria a dar mais um passo para o bem da igreja e concluiu deixando um apelo aos demais.

Familiares e amigos testemunharam a ordenação sacerdotal de Mponda João, e manifestaram a sua satisfação pelo sim dado por Mponda.

No dia seguinte após a sua ordenação, o Pe Mponda presidiu a missa nova na sua paróquia de origem, a paróquia São José da Munhava. No fim da celebração o representante do conselho paroquial, Senhor Gasten Francisco falou da alegria da paróquia por receber mais um presbítero, comprometendo-se assim a rezar pelo filho da casa.

A ordenação sacerdotal de um missionário moçambicano, concretiza parte dos objectivos do fundador da congregação dos missionários Combonianos de Coração de Jesus, que é “A evangelização de África com África”. E com esta ordenação, eleva-se para nove (9) o número de Sacerdotes Combonianos de nacionalidade Moçambicana.



1 comentário: