JOVENS CATÓLICOS PARTICIPARAM DA JORNADA INACIANA DA JUVENTUDE




Uma forma de convidar os jovens a abraçar uma aventura que leva ao conhecimento de Deus, aprofundamento da Fé, autoconhecimento e criação de um futuro melhor



Por:  Aurélio Jumbe, Magis Moçambique e Rogério Maduca, Rádio Pax - Beira


Organizado pela Juventude Jesuíta de Moçambique, o evento teve lugar no Centro de Formação de Nazaré – Inhamizua na cidade da Beira, nos dias 28 de Fevereiro á 01 de Março e está é a primeira edição.
A Jornada Inaciana cujos objectivos estão relacionados com a necessidade de mostrar aos jovens o caminho para Deus mediante os exercícios espirituais, assim como acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança, foi orientada pelo Padre Bendito Ngozo, director Nacional da Rede Mag+s e pelo Padre Paulo Teia, ambos Jesuítas.
Participaram do evento Jovens provenientes de diferentes paróquias da Diocese da Beira, nomeadamente Nossa Senhora Fátima - Beira, São João Baptista – Matacuane e Sagrada Família – Manga Mascarenha, esteve também um (1) jovem da Diocese de Chimoio.
Durante a jornada, os jovens participaram de palestras que tiveram temas como: “Peregrinando com Santo Inácio de Loyola; Exercícios Espirituais, sua finalidade, importância e formas de prática; Discernimento e Projecto de Vida; e Liderança Inaciana.”
Pe. Paulo Teia, sj - falando durante a palestra
Debruçando-se sobre os exercícios espirituais, o Pe. Teia sj, sublinhou que é preciso reconhecer Deus na sua Santíssima Trindade e como Criador, contemplando Deus na sua criação toda, por isso é necessário olhar para o irmão ver nele a imagem de Deus e amá-lo. O palestrante concluiu deixando um conselho aos jovens: É preciso manter e ligação contínua com Deus nas suas três revelações para evitar que se deixe cair em tentação.


Por sua vez o Pe. Bendito sj, falou sobre o discernimento e o projecto de vida, durante a sua explanação convidou os jovens a procurar conhecer-se discernindo sua identidade, conhecendo as qualidades e defeitos, para melhor traçar seus objectivos, definir metas e estratégias, mantendo o diálogo e revisão regular, pois somente desta maneira poderá ter equilíbrio na vida, com isso alcançar sonhos.
Participantes da Jornada Inaciana
No final do evento, os jovens participantes deram nota positiva ao evento, pelo facto de ter superado suas expectativas, por esta razão gostariam que eventos do género fossem repetidos.
De referir que na Diocese da Beira os movimentos juvenis de espiritualidade Inaciana, constituem a Comunidade de Vida Cristã (CVX), presentes na Paróquia São João Baptista - Matacuane e o Movimentos Eucarístico Juvenil (MEJ) presente nas Paróquias de Santa Ana - Dondo, São João Baptista do Matacuane, Natividade de Nossa Senhora Santíssima - Vaz e Sagrada Família - Manga. A espiritualidade Inaciana está disponível a todos, sem nenhuma excepção, por isso são convidados todos os jovens a abraçar esta aventura para o conhecimento de Deus, aprofundamento da Fé, autoconhecimento e criação de um futuro melhor.
A união dos jovens que se identificam com a espiritualidade inaciana e aqueles movimentos compõe a uma rede de âmbito mundial chamada “Mags+”.

0 comentários:

Enviar um comentário