AGENTES DE PASTORAL DA DIOCESE DA BEIRA TRAÇAM LINHAS PARA O ANO PASTORAL 2020




Os agentes de Pastoral da diocese da Beira, participaram do primeiro encontro para este ano, com vista prespectivar o ano pastoral 2020



Por: Pe. Suade J. Suade, RP


Teve lugar na última terça-feira dia 03 de Março do ano em curso, na sala Dom Sebastião nas instalações do Secretariado de Coordenação Pastoral o primeiro encontro dos Agentes de Pastoral da diocese da Beira. O mesmo foi presidido por Dom Cláudio Arcebispo da Beira, com participação de um número considerável de agentes de pastoral trabalhando na diocese entre sacerdotes, religiosas e religiosos e alguns leigos.
Como tem sido praxi, o encontro iniciou com uma oração, a dedicada ao Ano Missionário, seguida das palavras de boas-vindas para o novo ano pastoral por parte de Dom Cláudio, sendo que era o primeiro encontro do ano. 
Dom Cláudio Arcebispo da Beira,  Intervindo no encontro

Na sua primeira intervenção, Dom Cláudio falou de forma resumida das actividades, dos desafios e perspectivas para o novo ano pastoral. Segundo aquele prelado, actividades como Elaboração do Plano Pastoral para os anos subsequentes, Reconstrução do Seminário Bom Pastor, acompanharão a vida da diocese da Beira. Seguidamente foi lida a Acta do último encontro havido no ano passado, pelo secretário daquele grupo. 
Pe. Belarde, procedendo a leitura da acta

Na mesma ocasião, foram apresentados vários testemunhos sobre as várias actividades e iniciativas no âmbito do Ano Missionário que a diocese da Beira está experimentando. Entre as actividades e iniciativas destacam-se a experiência do primeiro acampamento; Terço Missionário; Leigos Missionários. No que tange as novas actividades e iniciativas para o novo ano pastoral no mesmo contexto missionário, se propõe a Via Sacra com Crianças; Pentecostes Missionário; 80 Anos da Diocese e 1° ano da visita do Papa Francisco entre outras.



O encontro serviu igualmente para fazer uma análise sobre como foi vivida a Caridade nas paróquias no contexto da reconstrução pós-idai. O apoio em material de construção e não só, prestado às famílias carenciadas e vítimas do ciclone IDAI. Estando a escassos dias para a celebração do 1° ano da passagem do ciclone Idai, foi pedido aos agentes de pastoral propostas e iniciativas para assinalar aquele evento. De entre as iniciativas, foi determinado para o dia 14 de Março uma noite de vigília de oração e adoração na paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Macuti em representação de todas infra-estruturas destruídas pelo fenómeno Idai. No dia seguinte domingo pelas 07:30h será celebrada a missa solene de conclusão que será presidida por Dom Cláudio com participação de fiéis vindo de diversas paróquias da diocese da Beira.
Usando da palavra os Arciprestes das zonas pastorais da diocese, falaram da saúde pastoral das suas zonas. Das actividades que estão sendo desenvolvidas, dos desafios enfrentados e das perspectivas para o novo ano pastoral a nível das zonas. Importa referir que a Diocese da Beira é composta por cinco (5) zonais pastorais sendo a Zona Pastoral Cidade, Manga-Dondo, Corredor, Buzi-Mangunde e Zambeze.
Como é característico daquele grupo, ao fim de cada encontro, são apresentados novos agentes de pastoral e, desta vez não se fugiu a regra, sendo apresentados novos agentes para com todo o grupo trabalharem em prol do crescimento da Igreja na Beira, para o bem dos fiéis e sobre tudo para a maior Gloria de Deus.
Novos agentes de pastoral

O encontro foi encerrado pelo titular do lugar com palavras de agradecimento e encorajamento a todos os agentes que com o seu sim dão o melhor si pela evangelização e por levar Cristo aos irmãos.

3 comentários:

  1. Meu amado padre e amigo, fico muito feliz em receber notícias de Moçambique e mais feliz ainda por saber do trabalho que está sendo feito com esses nossos irmãos, que Deus os abençoe e vamos em frente com muita fé e coragem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, muito trabalho está feito! Agradeçamos a Deus Pai e rezemos por essa Dioces.

      Eliminar
    2. De facto, muito trabalho está feito! Agradeçamos a Deus Pai e rezemos por essa Dioces.

      Eliminar