PADRE CHAMINGIRA DESPEDE-SE DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA BEIRA


"As Famílias Cristãs devem seguir o exemplo da família Modelo como a de Maria e José"  - Pe. Chaminjira Isac Falar, durante a missa de acção de graças e da sua despedida.

Pe. Chamingira na missa da sua despedida

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Beira despediu-se do seu vigário paroquial, o Pe. Chaminjira, Sacerdote diocesano que esteve a Serviço daquela Paróquia durante 6 anos. O momento foi marcado por uma celebração eucarística que teve lugar no passado dia 29 de Dezembro, dia em que a Igreja celebrou o Domingo da Sagrada Família. A missa foi por si presidida e concelebraram os Padres Supainho, Suade e Diamantino, este último que é o Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Beira.

Durante a sua homilia, Pe. Chaminjira apelou aos pais e encarregados de educação para que sejam a base central da educação dos seus filhos, este ainda apontou a fragilidade da parte humana que na sua opinião deve ser vencida com a Paz e ajuda de Deus: 



“Uma família sem Sentido, uma família que não aceita a palavra de Deus, Uma família que não aceita o amor de Deus, uma família que não aceita a união, uma família que não aceita a Paz, não se enquadra na Festa da Sagrada Família, por isso seria bom rezar pelas famílias de modo que sejam dirigidas pelas palavras de Deus, pelo amor de Deus, pela união e pela Paz, pois o contrário disso são famílias mortas.”





Mais adiante o Sacerdote apontou a questão da falta de educação, e convidou as famílias a uma reflexão:

“Podemos ver nas nossas famílias, há muita reclamação dizendo que os filhos e os jovens não vão as comunidades, os jovens não fazem trabalho nas comunidades” e questionou “Quem é o mais culpado, é o jovem ou são os educadores?” Continuou dizendo: “não há resposta aqui, cada um reflicta, uma reflexão profunda, não andemos apenas a reclamar, a acusar as pessoas sobretudo os filhos, enquanto nós não temos nenhuma autoridade sobre os filhos”. Com isso Padre Chaminjira prosseguiu aconselhando as famílias presentes na celebração, a seguirem o exemplo da família de José e Maria, educando os filho na escuta da palavra, no amor de Deus, na união entre os irmãos, educar o filho na Paz.

Concluiu dando exemplo: “Se hoje eu trato mal o meu Pai, o meu filho esta a ver que quando alguém envelhece deve ser tratado desta maneira assim como o meu Paz esta fazer, por isso não podemos reclamar se no futuro ele fizer o mesmo”, finalizou.


Por sua vez, a Comunidade Paroquial da Fátima na Beira enalteceram os feitos do Pe. Chaminjira ao longo dos anos da sua estadia como vigário naquela Paróquia.

       
Nelson Moda, Crente
Representente do Conselho Paroquial

Importa referir que o Padre Chaminjira, foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Murraça, no distrito de Caia, norte da província de Sofala.


             
Pe. Supainho

           
Pe. Suade






Por: Beto Jorge e Rogério Maduca Joaquim, Repórter Igreja em Noticias  


1 comentário: