A UCM PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE OS 30 ANOS DOS ACORDOS GERAIS DE PAZ EM MOÇAMBIQUE

Rogério Maduca, Rádio Pax, Moçambique

conferência internacional organizada pela UCM, decorreu entre os dias 29 e 30 de setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e políticas desta universidade, em Quelimane (Centro de Moçambique), e insere-se no cumprimento da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, tendo como principal objectivo a reflexão em torno dos avanços, recuos e as prática no processo de construção de uma paz duradoura em Moçambique, com olhos postos a situação do terrorismo em Cabo Delgado e outros conflitos no mundo.

No seu discurso de abertura do evento, o Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, recordou que para além dos acordos gerais de Roma, que visavam a paz em Moçambique, houve mais dois acordos do género, nomeadamente o acordo de 5 de setembro de 2014 e o acordo de 6 de agosto de 2019, ao que convidou os participantes a uma reflexão sobre a construção de um país com diferenças nas opiniões.

Diante destas questões, Sungo, apresenta como proposta o dialogo e o caminhar juntos das diferentes gerações

O Bispo da diocese de Quelimane, Dom Hilário da Cruz Massinga, presente no evento, disse que todos somos construtores da paz, mas a materialização deste desejo depende do que cada um tem feito.

conferência internacional sobre os 30 anos dos acordos gerais de Paz em Moçambique teve três (03) painéis, onde vários oradores entre nacionais e estrangeiros, abordaram temas ligados a cidadania, paz e segurança. De forma presencial estiveram mais de 200 participantes, com destaque para representantes dos partidos políticos, comunidade académica e sociedade civil. 

Refira-se que Moçambique, celebra no próximo dia 4 de outubro, o 30º aniversario dos acordos gerais de Paz, assinados em Roma, entre as formações politicas da Frelimo e Renamo, com a mediação da Igreja Católica e da Comunidade Sant’ Egidio, pondo o fim a guerra civil. 


 

0 comentários:

Enviar um comentário