Durante a 19ª Assembleia plenária do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (Secam), que decorreu entre os dias 25 de julho à 01 de agosto, em Acra, na República de Gana, os Bispos de África elegeram o presidente e dois vice-presidentes do órgão.
Nesta eleição, o bispo da diocese de Xai-Xai (sul de Moçambique), Dom Lúcio Andrice Muandula, foi reeleito ao cargo de segundo vice-presidente do Secam, representando os países falantes de língua portuguesa em África naquele organismo da igreja Católica.
Sobre esta reeleição, a Conferência Episcopal de Moçambique, através do seu presidente, Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula, disse em entrevista a Rádio Pax na Beira, que o acto é sinal de confiança e encorajamento da Igreja em Moçambique.
Durante a 19ª assembleia plenária do Secam, os bispos discutiram sobre o sentido de pertença ao órgão, assim como questões ligadas a segurança e a migração em África. Falando sobre a sua participação no evento, o Arcebispo de Nampula, acrescentou que os participantes do evento de Acra, saíram sensibilizados sobre a necessidade de caminhar juntos como igreja em África, mesmo com diversidades.
Refira-se que na assembleia plenária do Gana, também foram eleitos o Cardeal Richard Baawobr, actual Bispo de Wa, em Gana ao cargo de Presidente do Secam e o Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, da Arquidiocese de Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), como primeiro vice-presidente.
0 comentários:
Enviar um comentário