MISSIONÁRIOS VERBITAS CELEBRAM O JUBILEU NA ARQUIDIOCESE DA BEIRA

Por: Ir. Juana Ortega Torres, SSpS – Comunicação social, Diocese da Beira

As comemorações tiveram lugar neste domingo,  27 de março, na Paróquia São francisco Xavier em Ndunda, cidade da Beira, onde se encontram os Missionários do Verbo Divino, SVD. O evento marca o encerramento do ano jubilar da sua segunda chegada à Moçambique. A primeira chegada foi no ano de 1911, mas devido aos impasses da primeira Guerra Mundial acabaram sendo expulsos do país no ano de 1917. No ano de 1997, a pedido da Igreja local, pela Diocese de Nacala, com o Bispo Dom Germano Grachane  retornaram a Moçambique.  

Na Prelazia da Beira a solene Eucarística foi presidida pelo Vigário Episcopal, Pe. Silvio Anovo, em representação do Arcebispo Dom Cláudio Dalla Zuanna e foi concelebrada pelo Padre Eduardo, Pároco da paróquia de Ndunda, e pelo Pe. Marcelo, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Malangalhene, Maputo.

Na ocasião,  o presidente da celebração agradeceu a presênça dos verbitas e sublinhou seu zelo pelo anúncio do Evangelho, especialmente no norte do país, e há sete anos na Beira.  O jubileu dos Missionarios do Verbo Divino, comemora-se sob o lema “Em Comunhão com o Verbo Encarnado: 25 anos ao serviço da evangelização em Moçambique”, e de acordo com o Vigário episcopal, este reflete bem a presença de cada missionário verbita nas terras moçambicanas que tanto necessitam de ouvir o anúncio do Evangelho. Por sua vez e em nome da Região o Pároco de Ndunda, Pe. Eduardo agradeceu especialmente a Dom Cláudio pela acolhida da SVD nesta Arquidiocese, agradeceu aos paroquianos sua colaboração e trabalho em conjunto e o ânimo para acolher e implementar as dimensões pastorais (Bíblia, Animação  Missionária, Comunicação e Justiça - Paz  e e Integridade da Criação) na Paróquia de Ndunda.

O ano jubilar, teve o seu inicio em março de 2021, com celebrações em diversas paróquias. Refira-se que atualmente os Missionários SVD também estão presentes nas Arquidioceses de Maputo e Beira.

0 comentários:

Enviar um comentário