O ARCEBISPO DA BEIRA DEFENDE QUE O DIALOGO ENTRE AS GERAÇÕES, A EDUCAÇÃO E TRABALHO, SÃO MEIOS PARA CONSTRUÇÃO DA PAZ

Arcebispo da Beira

 

Por: Rogério Maduca, RP - Beira

Dom Cláudio Dalla Zuanna falava na manhã do passado sábado (01.01.2022) na paróquia Nossa Senhora de Fátima na Beira, durante a missa por ocasião do dia mundial da Paz, por sinal a primeira celebração eucarística do ano de 2022.

Durante a homilia, o pastor da prelazia da Beira elencou algumas características que traduzem a vivência de acordo com a maneira de Deus, onde destacou o diálogo entre as gerações, a educação e o trabalho, como parte dos instrumentos para construção da Paz, baseando-se na mensagem do Papa Francisco por ocasião do dia mundial da paz para o ano 2022.

Sobre o diálogo entre as gerações, o prelado lamentou o facto de haver nas comunidades idosos que não dão espaço aos jovens, assim como a existência de jovens que ignoram as opiniões dos mais velhos.

Citando o Sumo pontífice, Dom Cláudio sublinhou que nos últimos anos investiu-se mais na compra de armamentos de guerra, o mesmo não aconteceu na educação. Tendo até questionado sobre a situação concreta da província nortenha de Cabo Delgado, em relação aos investimentos feitos nas duas áreas.

Ainda de acordo com a nossa fonte, a falta de oportunidades de trabalho propícia o aumento da violência e criminalidade no mundo, pois com o trabalho os indivíduos aprendem a estar uns com os outros.

Refira-se que o dia mundial da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI em 1967 e celebra-se anualmente no primeiro dia do ano durante a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.  




0 comentários:

Enviar um comentário