ARQUIDIOCESE DA BEIRA, RECONSTRUCAO PÓS IDAI - COMUNIDADE DOS IRMÃOS LASSALISTAS



Por: Irmãos Lassalistas da Beira, Redacção da Rádio Pax - Beira

Um pouco da nossa vivência do Ciclone e suas consequências. Dizer o que foi o ciclone não é possível simplesmente usando palavras. É uma experiência que vai além das palavras e a impressão final é que as palavras não conseguem dizer o que realmente foi. Unindo poesia, música, imagens e palavras poder-se ía ter uma noção um pouco mais próxima do que foi viver uma tragédia dessa. 

Nós Irmãos Lassalistas, administramos 5 obras: a Escola João XXIII, o Colégio La Salle, o Centro Educativo e Assistencial La Salle, a Casa de Formação (Postulantado) cujo prédio pertence à Arquidiocese da Beira e a Comunidade dos Irmãos. Esta última não foi afectada pelo ciclone.

Destas 5 obras, 4 delas foram muito danificadas. O mais afectado foi o Colégio La Salle que teve seu salão multi-uso destruído, a escola toda descoberta, muito material perdido, computadores e biblioteca destruídos, ficando apenas a secretaria coberta. Foi providencial este facto de a secretaria ter sido a única parte que não fora descoberta, mantendo seu telhado parcialmente intacto. Com isso preservou-se a memória, a história e os registros.

Hoje estamos parcialmente recuperados para o funcionamento de nossas obras, e os trabalhos continuam em ritmo normal, dentro das condições do que se conseguiu até agora, mas ainda faltam muitas coisas para completar e deixar os ambientes como eram antes. A natureza já se refez, mas as construções ainda não foram concluídas. 
Nas oficinas da Escola João XXIII ainda não há telhado, na Escola João XXIII ainda há que se melhorar os telhados, e até substituir algumas alas quando houver recursos para isso; na casa de formação falta finalizar as abas das janelas e fazer alguma manutenção no telhado porque ainda chove dentro em vários pontos. 
Nos estabelecimentos dos animais, apenas recuperamos a pocilga; as capoeiras das poedeiras, cafreais e galinhas do mato ainda estão mal.
Parte exterior da capoeira

No Colégio foi recuperado o salão multi-uso, reposto o telhado, o tecto falso que caíra completamente em todo Colégio e no Centro de Assistência as obras de recuperação estão 80% concluídas.
Para a recuperação das obras tivemos ajuda e apoio de algumas frentes que se solidarizaram conosco. A Congregação foi quem mais se envolveu na recuperação através de campanhas de nível internacional. A Província Brasil-Chile à qual pertencíamos até início deste ano, também se envolveu em campanhas de arrecadação de fundos. No Colégio os próprios pais e encarregados foram muito solidários com suas doações espontâneas.

A Arquidiocese da Beira também ofereceu seu apoio para ajudar na recuperação da Escola João XXIII. Dos Irmãos de La Salle da África do Sul também conseguimos um apoio generoso. A SOPRO, que é uma ONG portuguesa foi um apoio imediato e significativo fornecendo alimentação para muitas famílias dos alunos que frequentam nosso Centro Social.
Recebemos também apoio de pessoas individuais do Brasil, que são amigos dos Irmãos com doações espontâneas.

Os voluntários e ex-voluntários também se empenharam em conseguir recursos de formas muito criativas para apoiar esta missão que tanto amam e que posteriormente foram encaminhados pela Província Brasil-Chile que encabeçou as transferências. 
Hoje ainda recebemos apoio de uma ONG chamada Misean Cara da Irlanda e que nos ajuda a recuperar o Centro Assistencial com algumas ampliações para melhor atendimento as crianças, adolescentes e jovens necessitados.

0 comentários:

Enviar um comentário