PADRE CHAMINJIRA, EMPOSSADO COMO PÁROCO EM MURRAÇA




“É necessário entendimento para o crescimento da Igreja” – Padre Chaminjira aos fiéis de Murraça




A Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Murraça, conta com novo Pároco desde o dia 5 de Janeiro do ano corrente, dia em que os fiéis daquela paróquia testemunharam a tomada de posse do Pe. Chaminjira Isac Falar, sacerdote diocesano, como Pároco. Este acto teve lugar durante a missa na solenidade da Epifania do Senhor, a cerimónia foi presidida pelo Padre Timóteo missionário de África e Vigário episcopal para a Zona Zambeze, concelebraram vários Sacerdotes da Zona Pastoral do Zambeze, incluindo os Padres Pompilo, pároco cessante, Chaminjira o novo pároco e Diamantino pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Beira.

  O Presidente da celebração, deu início a sua homília, dando a conhecer sobre o significado da celebração da Epifania do Senhor, a manifestação do senhor, este acrescentou dizendo que a manifestação de Deus não exclui regiões ou tribos, todos fazem parte da Família de Deus, por isso que todo mundo celebra esta solenidade, isto significa que todos pertencemos a família de Deus.
Padre Timóteo, M.Afri

De acordo com o Padre Timóteo, o momento também serviu para agradecer ao Pároco cessante pelo serviço prestado nas comunidades de Murraça. E porque a Arquidiocese da Beira celebra o ano missionário, cujo tema é “Baptizados e Enviados”, o presidente da celebração recordou que cada um deve levantar para procurar a verdade:

“Cada um de nós é chamado a ser missionário, a se levantar para procurar a verdade, cada um de nós deve dar o verdadeiro sentido a sua vida Cristã, é hora de evangelizar, vamos levantar” e continuou recordando, “Deus está do nosso lado, ele já abriu as portas para nós irmãos e irmãs, somos os servos do senhor, que a nossa vida seja feita segundo a vontade de Deus, tal como Maria, a nossa vida deve ter uma finalidade, pois nascemos e somos Cristãos Baptizados”.

Dirigindo-se ao novo Pároco, falou nos seguintes termos: ‘’é o momento para sentar e fazer o plano da vida da Paróquia, colocar o seu coração junto do coração dos fiéis, para fazer de Murraça a Nova Jerusalém”

Concluindo a sua homília, recordou que o verdadeiro missionário é aquele que anuncia que Jesus é Deus, por isso cada um deve ser realmente missionário. Para terminar o Pe. Timóteo, aconselhou os fiéis a ajudarem a novo Pároco na proclamação da palavra de Deus.

Pe. Belarde, Vigário Paroquial 

Convidado a tecer algumas considerações em torno da cerimónia, Pompílio Ofinar pároco cessante, agradeceu a comunidade paroquial de Murraça. 
Na mesma ocasião também dirigiu-se aos fiéis o Padre Chaminjira na qualidade de pároco, iniciou a sua alocução agradecendo a todos e partilhou a história da sua trajectória. Dando continuidade com a sua intervenção, Chaminjira lembrou que é necessário entendimento para o crescimento da Igreja, e acrescentou que a Igreja deve ser de oração e trabalho. No fim do seu discurso o novo pároco disse: 




“Não tenho nada para dar, temos que partilhar as forças, não podemos destruir o que já existe, pois vim para dar continuidade”. 






 A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Murraça, é constituída por 32 comunidades, divididas em zonas pastorais. 
Ossumane B. Nhamande



Falando em representação do conselho paroquial, Ossumane Bakar Nhamande, prometeu ajudar o novo Pároco nas actividades da Paróquia e agradeceu ao Padre Pompílio por ter trabalhado juntos no seu mandato. 

O animador paroquial pediu ainda aos fiéis um entendimento nas comunidades, para o cumprimento da agenda paroquial. 
                                                          




Fiéis de Murraça também manifestaram o seu sentimento de alegria, o Senhor Jambo falou da sua satisfação e alegria pela recepção do Padre Chaminjira e despedida do Padre Pompílio, por sua vez o Senhor Mário Henriques, considerou a ocasião como um momento de encorajamento para seguir em frente.  



Importa referir que o Pe. Chaminjira, é o terceiro Pároco desta missão desde que a missão foi entregue á diocese pelos Padres Brancos.




Por: Rogério Maduca, Repórter Igreja em Notícias

1 comentário:

  1. Uma boa pastoral ao no pároco e procure trazer Cristo no meio do povo de Deus

    ResponderEliminar