INSTITUIDOS CINCO ACÓLITOS E QUATRO LEITORES NA DIOCESE DA BEIRA




"Temos de estar unidos por uma e única causa, a do Evangelho"

Por: Pe. Suade José, Igreja em Notícias


A paróquia São Benedito localizada na Manga Chingussura arredores da cidade da Beira, acolheu no passado Domingo 26 de Janeiro 2020 na celebração litúrgica dominical do III Domingo do Tempo Comum, as cerimónias de instituição de nove seminaristas maiores de teologia ao ministério de Leitorado e Acolitado.

A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Silvio Anovo, Vigário Geral da diocese da Beira em representação de Dom Claudio Arcebispo da Beira, concelebrada pelos padres Benjamim Pereira pároco daquela paróquia, Davio do Rosário, prefeito dos estudos no Seminário Bom Pastor, Damiao Júlio Bernardo vigário da paróquia de Estaquinha e Fernando Machate pároco da paróquia de Maringue. 
Participaram da celebração eucarística os seminaristas instituídos, nomeadamente Alberto Augusto da paróquia de Chupanga, Fijamo Manuel de Inhamizua, Julião José de Barada e Fernando Baptista de Nhamatandainstituídos ao leitorado

Instituidos ao Leitorado

Carlitos João de Inhaminga, Flávio Domingos de Matacuane, Pedro Jacinto de Nhamatanda, Domingos Rosário e Gerito Jorge ambos de Marromeu, instituidos ao acolitado, seus familiares e um número considerado do povo de Deus naquela paróquia.


Instituidos ao leitorado
O presidente da celebração iniciou sua homília dizendo: "Estou no meio de vós por mandato do Sr. Arcebispo. Estou no meio de vós para celebrar os santos mistérios".  Prosseguindo, o vigário geral, contextualizou aquele momento celebrativo e festivo, visto que se tratava do Domingo, o Dia do Senhor e, com muitos motivos para aquela assembleia litúrgica reunida em redor do altar do Senhor. Falando concretamente sobre a mensagem de Deus contida na liturgia da Palavra daquele domingo, o presidente da celebração lembrou que a profecia de Isaías ainda se faz presente entre nós e que as trevas simbolizam o pecado, a malícia humana e a tristeza do homem, "Temos de estar unidos por uma e única causa, a do Evangelho".
 Na mesma ocasião, padre Silvio, explicou o que significava cada ministério que estava sendo conferido aos seminaristas do 3° e 4° anos de teologia. "O ministério do leitorado e acolitado fazem parte das várias etapas da formação para o sacerdócio ministerial" , de acordo com presidente da celebração, o leitor instituído tem a missão de proclamar a Palavra de Deus na celebração litúrgica. O acólito tem a tarefa de auxiliar o presbítero e o diácono no serviço do altar.


Naquela ocasião, celebrava-se igualmente o Domingo da Sagrada Escritura, a Bíblia é a Palavra de Deus viva e eficaz, disse o representante do Bispo ao fazer referência o dia da Bíblia.

De referir que no fim da celebração antes da benção final, o celebrante procedeu com a benção das Bíblias que os fiéis tinham levado para a missa.











1 comentário: