20 ANOS DE SACERDÓCIO DOS PADRES MACHATE, LUÍS E SÍLVIO



Da esquerda para direita os Padres: Luís 
Alberto, SílvioAnovo e Manuel Machate

No terceiro domingo do Advento a Igreja Católica celebra o domingo de alegria, e com a mesma alegria fiéis de diversas Paróquias da Arquidiocese da Beira juntaram-se na Paróquia São José Munhava, para celebrar os 20 anos de Sacerdócio dos Padres Manuel Machate, Luís Alberto e Sílvio Anovo, ambos Diocesanos da Beira.

Padre Manuel Machate
Uma missa bastante animada e presidida pelo Padre Machate, concelebrada por vários Sacerdotes em serviço nesta Diocese. A homilia foi proferida pelo Padre Luís, este iniciou a sua alocução explicando o significado do tempo de Advento, dizendo que: é tempo que se anuncia a vinda de Jesus, o restaurador da Paz duradoura e não a Paz dos Homens - 

"Jesus Cristo vem para Salvar o mundo, libertar o mundo de tudo que nos faz sofrer", frisou o Pe. Luís Alberto, acrescentando ainda o seguinte: "Jesus vem instaurar a Paz duradoira, a paz de Deus, não uma paz hipotética a maneira humana, mas a Paz verdadeira, genuína e Perpétua".



Continuando a sua homilia aconselhou os fieis a não encarar as dificuldades com agressividade e convidou a todos a contribuírem no combate das situações desumanas de modo a alcançar um mundo de Paz.

Padre Luís Alberto
 Concluindo a sua homilia, o Pe. Luís recordou que a celebração das Bodas de porcelana faz parte do esforço de Dom Jaime em memória, na consolidação da Igreja local, por isso nenhum homem deve fazer recuar a Igreja, concluiu.
Representante do Conselho Paroquial

Na sua mensagem de felicitação, o Conselho Paroquial da paróquia acolhedora pediu aos jubilados para continuarem sendo apóstolos e trabalhando na messe do senhor, este também agradeceu pelo trabalho prestado pelos Sacerdotes.

Daviz Simango, Edil da Beira 

Quem também juntou-se aos Sacerdotes e aos fiéis da Munhava, foi o edil da Beira Daviz Simango, este que durante a sua intervenção felicitou os Sacerdotes pelas Bodas de Porcelana. Simango também falou sobre o significado de celebrar 20 anos de Sacerdócio:

"Celebrar os 20 anos significa comemorar a vida, pois o Sacerdote faz da sua vida um culto litúrgico, doando-se aos irmão e acrescentou dizendo". E ainda: "estes devem continuar a conquistar os corações da comunidade, levando a palavra de Deus aos mais humildes, com sabedoria de um bom líder religioso", disse Daviz Simango.


Padre Sílvio C. Anovo
Falando em representação dos aniversariantes no final da celebração, o Pe. Sílvio agradeceu pelo Dom do Sacerdócio, e estendeu os agradecimentos a todos que juntaram-se para celebrar as bodas de porcelana, este concluiu pedindo oração pelos Sacerdotes.



Importa referir que também participaram da celebração os familiares do Padre Ndjundja em memória, Sacerdote Diocesano que também foi ordenado junto com os Padres que celebram os 20 anos de sacerdocio.

0 comentários:

Enviar um comentário